Uso de travesseiro errado provoca dor. Conheça outros inimigos da coluna vertebral

Ela é a responsável por nos manter em pé, dar mobilidade ao corpo e ainda proteger a nossa medula espinhal. Por isso tudo, ela merece cuidados especiais. E, para enchê-la de mimos, você só precisa prestar mais atenção nos inimigos da coluna.

Descubra 12  principais vilões da coluna vertebral.

1 – Mochila

Mal necessário, o acessório é a principal causa de dores nas costas em crianças e adolescentes. Tiras de sustentação inadequadas ou frouxas e peso em excesso podem ocasionar lesões graves, como estiramentos, além de prejudicar a postura, a longo prazo. O peso não pode ultrapassar 10% do peso da criança e as tiras devem manter a mochila bem junto ao corpo.

2 – Sapato

Quando se fala em dores nas costas, os primeiros condenados são os exageros no uso de  saltos altos,  mas os saltos baixos demais também são inadequados. O calçado ideal para se usar como prevenção deve ter um saltinho de 2cm.

3 – Sofá
Pessoas que tem o hábito de ficar muito tempo deitado ou cochilam no sofá, acabam relaxando demais os músculos que seguram a coluna.  Esta pratica acaba forçando determinadas estruturas ligamentares, musculares e articulares provocando dor

4 – Lavar louça e passar roupa

A altura da pia ou da tábua de passar roupas deve ser suficiente para não deixar o corpo curvado ou os braços muito levantados. Além disso, ao realizar essas duas atividades o corpo deve ficar ereto, mas não rígido. A dica é colocar um dos pés ligeiramente na frente do outro e flexionar a outra perna levemente, garantindo um descanso para as costas.

5 – Travesseiro alto ou baixo demais

Hoje, sabe-se que os travesseiros são parte importante da equação para um bom posicionamento da coluna.  Travesseiro alto  ou baixo demais provocam tensões nos ligamentos e músculos provocando dor no meio da noite ou quando se levanta.

.6 – Idade

Com o passar dos anos a superfície das articulações pode se desgastar, ocasionando o que se conhece por artrose. Essa doença dificulta a movimentação do tronco e causa fortes dores na região da coluna.

7 – Comprimento desigual das pernas

É muito raro encontrar pessoas que sejam completamente simétricas. No entanto, algumas possuem diferenças maiores que outras entre os dois lados do corpo. De acordo com especialistas, uma pessoa com diferenças  na altura das pernas é bastante propensa a desenvolver dores nas costas, já que o corpo se inclina automaticamente para um dos lados, na tentativa de compensar a diferença.

8 – Exercício mal feito

Assim como o sedentarismo, a atividade física praticada de maneira incorreta também pode ocasionar dores. Por isso, antes de iniciar um exercício, procure sempre a orientação de um profissional.

9 – Gravidez

Além da influência óbvia do peso da barriga durante o período gestacional, as dores nas costas de que se queixam as grávidas podem ter causas hormonais. Invista em exercícios físicos para combater o desconforto.

10 – Estresse

Comum à maioria dos seres humanos atualmente, o estresse tenciona os músculos do corpo, o que acaba comprimindo os discos da coluna. A dor pode ser evitada através de alongamentos e sessões de relaxamento para aliviar o estresse.

11- Computador

O uso do computador é um dos grandes causadores de dores na coluna, os riscos são maiores para quem fica hora em frente dele.Para manter uma postura correta ao usar o computador, posicione a cadeira próxima à mesa, de maneira que as costas fiquem retas e totalmente apoiadas no encosto. Preste atenção também na altura da cadeira. Os cotovelos devem ficar posicionados formando um ângulo de 90 graus, assim como as pernas. Os pés devem permanecer sempre apoiados no chão.

12 – Vaso Sanitário

Quem tem o hábito de ficar sentado horas no vaso sanitário  lendo jornal ou acessando internet,   já sentiu formigar as pernas. O uso prolongado pode gerar dor por compressão do nervo ciático que passa por dentro da perna.

Temos ainda outros fatores que prejudicam a coluna que serão abordados em breve.