10 formas simples de viver uma vida com menos stress

O stress está à espreita em cada canto e esquina. Trabalho, família, questões financeiras e juntamente com hábitos nocivos como  uma alimentação pouco saudável, muito álcool e tabaco, e pouco exercício  físico, tudo contribui para elevar ainda mais os níveis de stress.  Existem pequenas coisas que pode alterar na sua vida para que passe a dominar o stress e não vice-versa.

Também é importante saber que nunca terá uma vida  completamente livre de stress e, convenhamos, em doses razoáveis, até é  uma coisa que nos desafia e ajuda a crescer. Mesmo assim, há sempre espaço para  melhorar, principalmente no que toca à nossa saúde e bem-estar. Inspire-se  nestes 10 hábitos – um de cada vez – e comece a viver uma vida menos stressante  mais depressa do que imagina.

  1. Uma coisa de cada vez. Esta é a forma mais simples e mais eficaz de começar a reduzir os seus níveis  de stress já hoje, ou melhor, agora mesmo. Procure  concentrar-se a 100% em cada coisa que faz e faça apenas uma coisa de cada  vez, ou seja, elimine toda e qualquer distracção. Precisa de limpar o  frigorífico? Faça apenas isso. Tem um artigo para acabar? Dedique-se à sua  concretização. Vai ser difícil não lavar a loiça enquanto fala ao telefone e vê  o telejornal; ou espreitar o e-mail de cinco em cinco minutos quando devia de  estar a terminar aquele projecto. Como tudo, vai precisar de praticar e com a  prática vai melhorar e até ganhar vontade de fazer mais, mas sempre uma coisa  de cada vez.
  2. Simplifique a agenda. Uma  agenda caótica é, em si só, um enorme instigador de stress. Procure  simplificá-la ao reduzir o número de compromissos que tem, mantendo apenas os  essenciais. Aos restantes, aprenda a dizer que não, será a melhor forma de se  “livrar” de compromissos que não lhe são benéficos. Agende poucas coisas por  dia – coisas importantes – deixando sempre tempo livre entre as mesmas, ou  seja, certifique-se que tem tempo para descontrair e para divertir-se.
  3. Mexa-se. Seja activo todos os dias: um jogo amigável de futebol com os amigos, uma  corrida, uma sessão de ioga ou uma simples caminhada é o suficiente para  reduzir e manter o stress à distância. Não tem de fazer exercício físico  extenuante para combater o stress, basta mexer-se diariamente e  divertir-se a fazê-lo.
  4. Incuta um novo hábito saudável este mês. Para além de se manter activo, melhorar o seu estado de saúde em geral vai  ajudá-lo a controlar melhor o stress. Tente incutir um novo hábito  saudável todos os meses: deixe de fumar, substitua as bolachas por fruta na  hora do lanche, coma mais legumes, passe a lavar os dentes três vezes por dia,  coma mais peixe, troque os refrigerantes por água…
  5. Faça  algo calmante. O que mais gosta de  fazer para se acalmar? Para muitas pessoas pode ser pôr-se a mexer como falamos  em cima, para outros pode ser dormir uma sesta, tomar um banho de imersão, ler  ou fazer amor (o que pode ser considerado uma actividade física se durar mais  de 5 minutos!). Outras pessoas ficam mais tranquilas quando se entregam às  lides domésticas ou à jardinagem, enquanto outras preferem a meditação ou o  pilates. Descubra a sua actividade calmante e tente incorporá-la no seu  dia-a-dia.
  6. Simplifique as suas finanças. Os  assuntos financeiros podem ser uma fonte inesgotável de stress e o  suficiente para desgastar todas as suas energias e criar-lhe verdadeiras dores  de cabeça. Se este é o seu caso, procure formas  de garantir a sua estabilidade e sucesso financeiro; mentalize-se que não  precisa de gastar muito dinheiro para ser  feliz ou para se mimar  como deve ser.
  7. Desfrute ao máximo! Faça questão de se rir e de se divertir todos os dias, nem que seja por apenas  alguns minutos. Pode ser brincar com os miúdos, conversar com um velho amigo,  dançar em frente ao espelho, cantar no duche, fazer algo atrevido com a sua  cara-metade… seja o que for, ria-se muito!
  8. Seja criativo. Tal  como o riso, também a criatividade é uma terapia excelente para reduzir e  prevenir o stress. Seja escrever, pintar, tocar música, desenhar,  decorar, fazer bricolage ou projectos manuais, o importante é despertar  a veia criativa que há em si.
  9. Organizar. O stress visual também perturba, principalmente quando tem locais de trabalho ou  divisões da casa cheias de objectos em excesso e que não têm qualquer utilidade  se não ocupar espaço. Analise a sua casa e escritório, vendo bem o que está a  mais, o que pode ser doado, o que seria mais útil noutra divisão e comece a  eliminar e a organizar. No final, terá um ambiente muito mais pacífico para  trabalhar, brincar e viver. Faça isto de vez em quando, pode até acabar por ser  uma das suas actividades mais divertidas!
  10. Chegue sempre cedo. Passamos cada vez mais tempo a  correr e, mesmo assim, sempre atrasados – duas coisas que são grandes  aliadas do stress. Por norma, os nossos afazeres acabam sempre por  demorar mais tempo do que o previsto, por isso mesmo, é fundamental   assegurar sempre alguns minutos extra – seja levantar-se  mais cedo, começar a preparar os miúdos ainda mais cedo que o costume   ou não deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Para além de ajudá-lo a  não se atrasar, esse tempo extra permite-lhe executar o que tem a fazer  com mais calma.

Fonte: Estado Zen