Postura Correta começa pelos Pés ! Você sabia ?

Postura correta começa pelos Pés, você sabia ? Todo ser humano tem um centro gravitacional de equilíbrio e estabilidade, sendo os pés a base de toda sustentação e alinhamento. Desde que começamos a andar, nossos pés sofrem alterações visando adquirir um… melhor equilíbrio e alinhamento postural. Tendões, articulações e músculos que passam pelo tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral podem sofrer modificações. Se algo acontecer nos pés, como traumas, fraturas, cirurgias, doenças genéticas ou posturais, poderá ocorrer no corpo, uma série de compensações e desvios que geram dores, enrijecimentos, contraturas musculares, limitações dos movimentos e o aparecimento de patologias ortopédicas. Se você tem um problema crônico de dor ou desvios, preste mais atenção nos seus pés.

Como sabemos se estamos pisando errado?

 Hoje existe um exame chamado de Baropodometria ou “Teste da Pisada” que analisa como  você anda, qual o tipo de pé e pisada você tem e como está sua postura em relação  aos seus pés. Este exame é indicado na fase adulta ou  partir dos 5 anos de idade. Nesta fase temos que estar atento a pisada dos nossos filhos.

baropodo

Outras dicas são:

Quedas frequentes, pezinho chatos ou totalmente planos “sem a curva dos pés”, joelhos em X ou valgo “joelhos voltados para dentro”.  Dificuldade de arrumar e se adaptar a calçados, entorses frequentes do tornozelo, inflamação e dores frequentes, bolhas, calosidades, rachaduras, unha encravada, joanete, deformações nos pés  e joelhos devem ser considerados como marcas de expressão e isto quer dizer que algo está errado com seu pé e pisada.

O que causa essa pisada errada?

Existem vários fatores que podem afetar a pisada errada. Idade, fatores genéticos e hereditários como frouxidão ligamentar “pezinho mole” ou pé rígido “pé cavo”. Luxação ou subluxação no quadril sofrida durante o parto pode comprometer todo o desenvolvimento da pisada se não for acompanhadas e corrigidas. Perna curta,  doenças neurológicas, diabéticas , vasculares, reumatologias e degenerativas como artrose,  afetam e deformam as estruturas ligamentares, musculares e óssea dos pés alterando a pisada. Uso de calçados inadequados. Dor é um sintoma que algo está errado com seu pé.  Fatores externos como fratura, cirurgias, obesidade, uso de andador pela criança e  forçar a criança a andar precocemente são prejudiciais e causam alteração na pisada.

Como melhorar essa pisada ?

A melhor pisada é quando apresentamos um equilíbrio postural global, quer dizer uma harmonia entre o pé, joelho, quadril e coluna vertebral. Hoje temos técnicas e métodos posturais para corrigir, prevenir e equilibrar estas alterações que possam aparecer. Hoje existe cirurgias para correção caso haja alguma alteração importante na pisada. Uma Avaliação Médica para determinar se há uma patologia comprometendo seu pé e uma Avalição Postural são de grande importância. Métodos como RPG, Pilates, Palmilhas Posturais, Órteses, Osteopatia, Musculação, alongamentos, exercícios de reabilitação, fortalecimento e propriocepção  são de grande valia.

Quais os cuidados para o dia a dia ?

Primeiro, qualquer aparição nestes sinais e sintomas citados acima você deve  procurar um especialista para identificar a causa. Se o pé for o causador principal,  devemos tratar o pé,  sua pisada e consequências. Quanto mais precoce você descobrir melhor. Escolher o calçado ideal de acordo com sua idade,  profissão e atividade física são importantíssimos e isto pode ser conseguido realizando o teste da pisada chamado de  Baropodometria. Procure e opte pelo sapato mais flexível. Ficar atento a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar você a entender se está usando um sapato adequado ou não. Se perceber que o sapato está deixando o pé marcado, pode ser um sinal de que precisa mudar de calçado. Às vezes, aumentar ou melhorar a amarração já pode ser suficiente. Na hora de escolher um sapato para caminhar ou correr, é fundamental perceber se ele tem amortecedor. Andar descalço é bom porque preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis.