Postura Correta ! Você sabe qual é a postura ideal ?

Postura Correta ! Qual é o certo ? É muito comum ouvirmos de nossos pais, amigos e professores que nossa postura está péssima. Quando o assunto é postura, já pensamos em posicionar os ombros para trás, coluna ereta, cabeça erguida, barriga murcha, olhar para frente, quadril encaixado, mas será que esta é a maneira correta de se posicionar ? Então qual é a postura ideal ?

posturologie-posturotest 1

Podemos definir postura como um conjunto de estruturas chamadas de cadeias musculares, articulares e esqueléticas, que funcionam de maneira organizada e harmônica. Para que o corpo humano funcione totalmente equilibrado e com uma postura correta, há uma necessidade que suas estruturas ósseas, músculos e ligamentos, trabalhem de forma equilibrada. Este equilíbrio é constituído pela estruturação e alinhamento dos pés, joelhos, quadril, coluna lombar, cervical, cabeça e braços. Cada pessoa já nasce com uma característica de tipologia de postura própria e com o tempo, pode sofrer modificações por vários motivos que veremos mais adiante. Também a aquelas que por motivos congênitos e hereditários já nascem com uma predisposição á um problema postural mais grave. Segundo alguns estudos, a boa postura também está relacionada com o estado psico-morfo-comportamental do indivíduo, quer dizer, dependendo da atitude, gestos, personalidade e comportamento, o ser humano pode adquirir uma postura fechada ou aberta. Diferentes atitudes posturais levam a diferentes atitudes comportamentais ou vice versa.  Existem fatores que afetam uma boa postura como nível de sedentarismo, agressão externa (trauma, fraturas) ou interna (psicológicas, doenças, depressão). Qualquer uma destas agressões que o nosso corpo venha a sofrer podem ocorrer mudanças na nossa estrutura corporal, levando a um desalinhamento corporal. O mau equilíbrio das cadeias musculares e articulares leva a importantes modificações no estado articular, muscular, visceral, respiratório e oclusal.  Estes tipos de situações entre outras, traz certo desconforto, pois começa a refletir no nosso desempenho profissional, emocional e físico, trazendo riscos a nossa saúde sem que percebamos. Sabemos que com o passar do tempo nosso corpo tende a se manifestar pelo mau uso e pelas posturas inadequadas usadas. Movimentos desarmônicos começam a tomar conta de você, por desleixo ou preguiça, trazendo consequências como: dores, cansaço, mal estar, desconforto, exaurindo toda nossa energia para atividades de maior prazer.

Postura ideal
Postura ideal

 Hoje sabemos que não existe uma postura perfeita e sim uma postura próxima do normal, a qual é uma postura tranquila sem esforço e deve ser realizada com o ombros relaxados e em  hipótese nenhuma posicionado para trás como nossos pais ensinam. Hoje temos técnicas e métodos posturais que ensinam como chegar numa postura ideal.  A cabeça deve estar em alto crescimento, sempre para o alto com se tivesse um fiozinho puxando para cima.  O seu abdome deve estar levemente sugado para dentro, como se estivesse colocando seu umbigo em direção as costas. O seu bumbum deve estar relaxado e o quadril só pode estar encaixado para dentro em determinadas situações.

 Está com dificuldades em melhorar ou corrigir sua  postura ? Procure um profissional especializado em Postura.

Fonte: Boa Postura