Dicas de Postura Correta

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar os males da má postura. Dicas de postura correta, ações simples na vida diária e adaptações no ambiente de trabalho são muito eficazes para a saúde corporal. E como não dá para falar em prevenção no trabalho sem sugerir algumas mudanças também no cotidiano, aqui vão algumas dicas para eliminar hábitos ruins e se manter com o corpo saudável e distante de problemas:

  1. Comece o dia respirando profundamente e dando uma  boa espreguiçada ainda na cama. Esticar os membros melhora a circulação  sanguínea, alerta o cérebro, dá uma sensação de bem estar, lubrifica as  articulações e alivia dores;
  1. Corrija sua postura quando estiver assistindo TV, nunca apóie a cabeça no braço do sofá. A melhor postura é sentado, com uma   leve inclinação do tronco para trás. Utilize travesseiros para ajudar, mantendo sua coluna cervical sempre nivelada com  toda coluna. Assim como quando estiver lendo;
  1. A prática de exercícios é incontestável. Pelo menos   três vezes na semana, esse ato ajuda muito a deixar a coluna em equilíbrio. Pratique  aquela que mais te agrada e te dê motivação, como pilates, yoga, natação,   hidroginástica, ciclismo e caminhada são algumas sugestões. E nunca deixe   de alongar antes e depois de qualquer exercício, o alongamento vai   preparar os músculos para a atividade e evitar lesões;
  1. O uso de salto alto altera o alinhamento corporal e  sobrecarrega a coluna, por isso a melhor opção são os saltos mais baixos;
  1. Evite cruzar as pernas e sentar em cima de uma  delas. Essa postura causa cãibras e pode gerar problemas o quadril
  1. Quando estiver deitado evite a postura de barriga para baixo, esta postura causa estresse na coluna cervical e lombar. A  melhor posição para dormir é de lado, com um travesseiro da altura do  ombro e outro entre as pernas que vá do joelho aos pés, sempre alinhando a  cabeça com a coluna. E quando deitar de barriga para cima o ideal é que  seja sem o travesseiro sob a cabeça, se preferir pode colocá-lo sob o joelho, aliviando a tensão na coluna lombar. E quando for se levantar vire-se de lado, jogue as pernas para fora da cama e empurre o corpo com ambos os braços, dessa forma a coluna não é sobrecarregada;

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