Ter mobilidade é o segredo para um envelhecimento saudável

Manter a mobilidade é essencial para que os pacientes idosos continuem saudáveis

A mobilidade limitada é um sinal claro de declínio funcional entre os pacientes mais velhos. A chave para um envelhecimento saudável e independência, portanto, manter a mobilidade da pessoas é fundamental de acordo com um estudo norte-americano publicado no “JAMA”.

Cynthia Brown e Kellie Flood da Universidade do Alabama em Birmingham analisaram trabalhos acadêmicos publicados entre 1985 e 2012 relacionados a questões de mobilidade na população geral idosa.

exercico idooss

“A revisão confirmou que o aumento da atividade física e do exercício é extremamente importante para o envelhecimento saudável”, disse Brown. “A redução da mobilidade parece levar rapidamente a um declínio em todos os sentidos, inclusive em atividades de rotina na vida diária”. Reconhecer o aumento dessas limitações em estágio precoce cria a oportunidade de intervenções de sucesso, ela acrescentou.

Brown e Flood recomendam que os médicos façam a seus pacientes seniores duas perguntas: se eles têm dificuldade para subir dez degraus ou caminhar 400 m; e se, por motivos de saúde ou físicos, eles mudaram a maneira de fazer essas duas coisas. Toda modificação de tarefas como subir dez degraus significa um alerta, disse Brown. No entanto, se identificado logo, é possível tomar medidas corretivas adequadas.

Fonte: APA – Austria Press Agency eG