Dor nas costas! O repouso é a melhor solução?

Dor nas costas !  Você acha que o repouso é a melhor solução para melhorar ?  Quem tem sabe direitinho o que isto significa. A coluna vertebral precisa ser muito bem cuidada pois se ela pifar, você definitivamente não funciona. Determinadas atitudes que adotamos diante de uma dor crônica, se não forem bem orientadas podem comprometer a sua melhora. Muitos após descobrirem que tem um problema de coluna, buscam soluções e inegavelmente há uma mudança de comportamento postural e na qualidade de vida.

A preocupação aparece, determinadas  funções exercidas como abaixar, caminhar, praticar e realizar atividades diárias se tornam mais difíceis e  o medo começa a tomar do seu corpo. Começa então uma peregrinação para achar um melhor tratamento e logo vem as primeiras recomendações, “repouso”. Mas até que ponto devemos fazer repouso para melhorar uma dor ?

Achamos que a melhor solução é o repouso,  achando  que a diminuição radical de atividades  é a  melhor solução, outros não, a dor não é um fator limitante e acabam extrapolando  e abusam. Então o que fazer diante de tantas informações, orientações e  palpites? Lógico que é imprescindível antes, você procurar um profissional especializado em coluna para te orientar. Repouso diante de uma quadro de dor aguda  é importante, mas até que ponto exageramos nesta conduta,  e como isto pode influenciar na recuperação de pessoas que sofrem de dor crônica ? Quem teve um episódio de crise lombar ou cervical sabe o quanto é difícil voltar a fazer determinados movimentos que antes eram normais. Após episódio de uma crise vem a insegurança de qual movimento no dia a dia poderei realizar. Se o aspecto psico morfo comportamental foi afetado, fica ainda mais difícil. O paciente fica extremamente intolerante ao movimento, achando que o repouso e a diminuição de  movimentos do corpo trará benefícios e alivio. Em alguns caso sim, mas na maioria esta atitude  só piorará o quadro. Quando não há movimento corporal,  as estruturas do corpo perdem a plasticidade de tecidos musculares, neurais, viscerais e faciais,  estruturas estas que  se ficarem paradas, perdem  rapidamente  a capacidade de suas elasticidades gerando encurtamentos e falta de mobilidade.  Por isso quem tem dor crônica e fica imobilizada depois quando volta, piora a dor, ou quando após longo repouso quando tenta fazer uma determinada atividade não consegue e desiste facilmente, pois a dor piora.

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Quando se fala em movimento, com certeza o repouso não é o melhor remédio, pelo contrário, quanto mais deitada e sentada você ficar, mais difícil vais ser  sua recuperação. Para que possamos ter bons resultados, é necessário fazer repouso relativo diante de um quadro de dor crônica,  se possível voltar o mais rápido possível as sua atividades normais de trabalho e lazer.

Então pratique movimento, pratique postura ! Mas saiba escolher um profissional que lhe de segurança.