Dor na coluna ! A culpa pode ser do travesseiro

Dor na coluna !  Você sabia que  passamos o maior tempo de nossas vidas deitado ?  Um terço da vida , é muito tempo! E é exatamente essa proporção das nossas vidas que passamos dormindo. Imagine se você usa um travesseiro errado, o que ele pode proporcionar para sua coluna ?

Travesseiro ideal
Travesseiro ideal

O bom sono é tão essencial para a saúde que se nos privamos dele por determinado tempo logo ocorrerão problemas muito sérios. O sono é responsável pela regeneração e recuperação de nosso corpo depois das atividades diárias. Apenas uma noite mal dormida já resultará na diminuição da nossa imunidade, na falta de concentração e em menores níveis de energia, essenciais para o bom rendimento durante o dia. O uso de um travesseiro adequado pode melhorar a qualidade do sono, permitindo uma melhor recuperação para o próximo dia.  Para as pessoas com problemas de coluna, o tipo certo de travesseiro é extremamente importante. Dores na coluna, no pescoço, torcicolo, cansaço. O travesseiro errado pode ser o culpado por esses e outros incômodos, sobretudo os que aparecem logo depois de despertar. Foi isso que descobriu uma pesquisa recente feita no Hannover Medical School, na Alemanha, e publicada no jornal científico International Journal of Rehabilitation and Research.

Os médicos convidaram 149 pessoas que sofriam com dores na coluna cervical para fazer um teste, divididas em dois grupos: um deles substituiu o travesseiro, o outro continuou com o de costume. Depois de um ano, o primeiro grupo deixou de sentir os tais desconfortos na região do pescoço e passou a acordar mais descansado também.

 A longo prazo, o uso inadequado do travesseiro causa até dor crônica nas costas, artrose – pequenos desgastes nas vértebras – e desvio da coluna.

Todo esse desconforto reflete também no dia a dia. Em geral, as dores causadas pelo mau uso do travesseiro fazem com que a pessoa acorde com aquela sensação de que não dormiu nada, que não descansou. É bom lembrar, no entanto, que esses sintomas são também muitas vezes causados por outros fatores como genética, erros de postura, obesidade, falta de atividade física e movimentos repetitivos.

“O ideal é dormir de lado, de preferência com um travesseiro no meio das pernas,  pois assim a coluna permanece alinhada. As pernas ficam dobradas, com os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar – aquela curvatura logo acima do quadril.

Dormir sem o travesseiro é tão ruim quanto usar o errado. Ele força ainda mais a coluna, deixando um vão entre os ombros e o colchão. As pessoas que tem problemas para respirar ou refluxo, por exemplo, devem optar por modelos que mantenham o corpo mais elevado, para evitar um mal estar durante a noite.