Colchão mole ou duro ? Fique atento !

Colchão mole ou duro ? Fique atento ! Ele um instrumento determinante na qualidade do nosso sono, se levarmos em consideração que dormimos em média 7 horas por noite, tente imaginar-se deitado acordado por todo esse período sobre uma superfície desconfortável, o que acontece quando dormimos num colchão excessivamente firme (pode causar cãibras e formigamento e constante mudança de posição) ou excessivamente macio (causa cansaço e constante mudança de posição).

Colchão para dor nas costas
Colchão para dor nas costas

Só não damos a devida importância ao produto, pois passamos quase todo o período em que fazemos uso dele de forma inconsciente, entretanto, os reflexos da qualidade do sono que temos são sentidos durante todo o dia que o segue.

Porque o colchão não deve ser muito mole ? Quando você experimenta é uma delícia, macio, fofo e confortável momentaneamente. Mas só dar para saber se o colchão é ideal quando você for dormir e usar com frequência. Durante o sono deitado lateralmente, nosso quadril e cintura escapular (ombros), por serem estruturas pesadas, afundam e deformam o colchão se ele for muito macio. Como a coluna fica entre estas duas estruturas, os músculos e ligamentos que suportam e sustentam as vértebras, começam a dar sinal de fadiga por estarem sendo comprimidas de um lado e distendendo-os de outro. Este estiramento por muito tempo pode levar a compressão das estruturaras como nervos, músculos, disco vertebral, ligamentos, provocando dor . Se o colchão for extremamente duro,  as  regiões do quadril, ombro também sofrerão uma pressão, çlevando o apareceimento de dores.

Algumas sinais e sintomas ocasionados pelo mal uso de colchões:

– Câimbras
– Cansaço
– Desvio de coluna
– Dores musculares
– Dores nas costas e região lombar
– Falta de concentração
– Hérnia de disco
– Insônia
– Irritabilidade
– Má circulação e formigamento

Dica: Se você é umas destas pessoas que gosta de dormir e passa mais de 8 horas deitado na cama e está acordando com dor nas costas e rigidez matinal, Cuidado !! Verifique se o seu colchão afunda muito nestas regiões (quadril e ombro). Olhe visualmente se já há um abaulamento, passe a mão e comprove.