Boa postura, você consegue mantê-la ?

Não Consegue !!! Então você deve estar com a Síndrome da Consciência Corporal e Postural ?

má postura 2
O autoconhecimento  corporal e postural é um processo evolutivo constante na vida do ser humano, desde a infância, adolescência e fase adulta. No momento em que não temos ou perdemos este conhecimento, por determinada situações sejam elas genéticas , hereditárias, traumáticas, emocionais entre outras , estamos diante de uma situação favorável à alterações posturais e funcionais, mas se você vive numa correria talvez não perceba  o que está ocorrendo com ele ; mas o corpo fala e avisa e você só vais perceber quando as alterações já ocorreram. 

posturologie-posturotest 1

Você  conhece o seu próprio corpo ?

Quase sempre usamos o nosso corpo sem pensar nele. A maioria não conhece o corpo que tem e suas repercussões. Quando falamos em boa postura só pensamos em como sentar, ficar de pé corretamente, mas postura envolve todo o nosso corpo de forma global e funcional. Se tivermos algo na nossa ou região que esteja mal alinhado, com certeza em algum lugar do nosso vai gerar uma sobrecarga levando ao aparecimento de desvios e dores. A partir do momento que você vai tomando consciência do corpo, através exercícios,  técnicas e métodos posturais,  você vai estar mais consciente de seu universo: físico, emocional e espiritual.
Mas como saber usar bem o nosso corpo?
Hoje existe vários métodos e técnicas posturais que se preocupam em estimular e normalizar nossa estrutura corporal e postural dando função e consciência corporal numa  globalidade.

Quais são os sintomas ?
Falta de consciência corporal e postural podem provocar uma  dor cansaço no corpo, dores  de cabeça, bruxismo, ansiedade, gastrite, dores lombares e cervicais, dores no assoalho pélvico, incontinência urinária, intestino preso.
Quais são os passos para a prevenção ?
Um bom check postural e funcional realizado por um profissional especializado em Postura, pode ser o primeiro passo para identificar a estrutura  e a funcionalidade do seu corpo de maneira global.

Quais são os passos para o tratamento ?

Quando da necessidade de um tratamento mais específico diante de um patologia mais severa há a necessidade de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, ortoptistas , terapeutas ocupacionais, educadores físicos. Quando o quadro é meramente postural e que gera um mal  funcionamento global do corpo levando aos sintomas citados, há à necessidade de procurar  especialistas com formações em técnicas e métodos posturias e estruturais com fins  terapêuticos, corretivos preventivos e estéticos como: RPG, PILATES, YOGA, OSTEOPATIA, GDS, ENM, ROLFING, POSTUROLOGIA, PODOPOSTUROLOGIA (Palmilhas Posturias), MUSCULAÇÃO,  Iso Stretching , GDS, QUIROPRAXIA, TERAPIA MANUAL entre outros.